Repositório Programas Livres    CD CD Programas Livres        Fóruns Fóruns PL


Nov 22 2008

Mobilizem-se para bloquear a “resposta gradual” do Sarkozy no Conselho Europeu!

Há algumas semanas atrás, a Lei Francesa instalando uma “resposta gradual” contra os utilizadores da Internet foi aceite pelo Senado Francês. Nessa lei, uma autoridade administrativa manda, sem julgamento qualquer, cortar o acesso à Internet (sem possibilidade de subscrição a um novoserviço de acesso) a alegados partilhadores de ficheiros. Nicolas Sarkozy mostrou uma forte determinação em impor este esquema em toda a Europa, usando a presidência Francesa da União Europeia. No entanto, a emenda 138 à lei de regulação de telecoms Europeia (”Pacote Telecom#), decidiu com 88% dos votos cortar as asas a esse projecto. Isso é a razão pela qual provevelmente o Conselho Europeu está agora prestes a remover esta emenda numa decisão que irá ocorrer a 27 de Novembro. O Programas Livres convida todos os cidadãos Europeus a escrever para os seus representantes no Conselho e pedir-lhes para manter a emenda 138 no “Pacote”. A sua remoção iria significar uma enorme falha na democracia Europeia, para o interesse único dos lóbis da indístria de entretenimento.

O sonho de Sarkozy impedido pela emenda 138

Assim que se tornou Presidente Francês, Nicolas Sarkozy mostrou uma obsessão: lutar contra a partilha de ficheiros na Internet cortando a ligação à Internet de todos os alegados incumpridores, logo que tivessem sido avisados duas vezes - a “resposta gradual” também referida como “três vezes e estás fora”. Este projecto encontrou considerável oposição.

Assim que o rascunho da lei apareceu em França, várias emendas foram introduzidas de forma encoberta do “Pacote Telecoms”. Graças à mobilização dos cidadãos Europeus, provisões ameaçando a “Neutralidade na Internet”, enfraquecendo a protecção de dados pessoais e a privacidade, ou erguendo as fundações para uma aproximação “três vezes”, foram destacadas, confirmadas por uma forte anãlise do Supervisor da Protecção de Dados Europeu (EDPS).

As ameaças continuam presentes no texto votado pelo Parlamento Europeu na sua primeira leitura (Universal services, Artigo 33 (2a) e Artigo 20 (2), e directiva Framework artigo 8(4g) e Anexo 1, ponto 19 da directiva de Autorização). No entanto, estas ameaças foram evitadas por importantes salvaguardas para o utilizador, notavelmente a Emenda 138 da directiva Framework, suportada por uma grande maioria vinda dos diversos Partidos − 88% dos Membros do Parlamento Europeu (MEPs).

“Para serem efectivas, as medidas acusatórias e punitivas da “resposta gradual” deveriam sobrepor-se à autoridade judicial. Isso é claramente demonstrado pela lei Francesa, establecendo uma nova autoridade administrativa, punindo utilizadores da Internet com raro espaço para qualquer recurso num tribunal, logo que o danotenha sido feito com o corte do seu acesso à Internet. O objecto de uma emenda 138 é apenas uma lembrança do direito a julgamento.”

, explica Jeremie Zimmermann, co-fundador da Quadratura da Net.

Uma tentativa de evitar a Democracia Europeia

A meados de Outubro, N.Sarkozy escreveu ao Presidente da Comissão Euripeia, José Manuel Barroso, pedindo-lhe para remover a emenda 138 do texto que tem agora de ser acordado pelo Conselho Europeu. Barroso rejeitou o pedido. O próximo passo para o procedimentode co-decisão da UE será a primeira leitura pelo Conselho, onde ministros dos 27 Estados-Membro terão de ser convencidos pelo Presidente Francês, a 27 de Novembro.

Caso a emenda 138 seja removida do Pacote Telecoms pelo Conselho, isso iria mostrar a toda a Europa que a estrutura tecnocrática pode ser usada pelo ramo executivo para ultrapassar a expressão democrática do Parlamento. Tal aceitação da vontade de Nicolas Sarkozy, para servir o interesse de alguns lóbis das indústrias de entretenimento, seria um exemplo muito triste da derrota da Democracia Europeia.

A resposta gradual dos cidadãos Europeus a Sarkozy através do Conselho

O Programas Livres apela a todos os cidadãos Europeus a contactar os seus ministros e parlamentos nacionais para informá-los e para exigir deles uma posição transparente sobre os princípios fundamentais democráticos relembrados pela emenda 138.

Apesar de Bruxelas aparentar estar determinada a manter a emenda, Sarkozy está a fazer de tudo para convencer os Ministros Europeus a removerem essa emenda.

Como conclui Zimmermann,

No decorrer do ‘Pacote Telecoms’, os cidadãos Europeus atingiram já alguns resultados tremendos: expôr este projecto-lei, alertando os MEP para que eles possam entender o que estava em jogo, apontar para as ameaças escondidas e para o que poderiam ser salvaguardas, etc. Pessoas de muitos países Europeus já se juntaram a este esforço. Mostraram a face da actual democracia Europeia. E fazem-no apesar das manobras daqueles que são incontáveis ao nível Europeu: governos e lóbis da indústria de entretenimento. Agora, os Europeus terão de se fazer ouvir mais alto!”


Junta-te à campanha!

mmarado Mobilizem-se para bloquear a resposta gradual do Sarkozy no Conselho Europeu! Marcos Marado escreve no
PL ao Sábado sobre Direitos Digitais.
Podem
encontrar mais artigos como este no seu blog pessoal.
Partilhar :

Relacionados

15 respostas para “Mobilizem-se para bloquear a “resposta gradual” do Sarkozy no Conselho Europeu!”

  1. Ricardo Proença | 22 Nov 2008 - 19:00 |

    Antes de mais, obrigado pela informação.

    Já alguém traduziu para português o template de carta a enviar ao Ministro (no nosso caso Mário Lino) disponibilizado pela Quadratura da Net?

  2. Luís Marques | 23 Nov 2008 - 11:48 |

    Contem com o meu apoio!

    Pegando na deixa do Ricardo Proença , gostaria de saber se a carta modelo a enviar se já foi traduzida para Português?

    Se estiver em Português Brasil posso ajudar para pôr em conformidade em Português Europeu.

  3. João Matos | 23 Nov 2008 - 12:22 |

    a carta esta aqui

    https://programaslivres.net/wiki/doku.php?id=sandbox_pl:espontanea

    é editavel por todos e dividida em paragrafos.

    quem quiser ajudar a traduzir clique em editar pagina (no topo) coloque o nome no autor salve e volte a editar traduzindo o paragrafo.

    isto permite varias pessoas trabalharem no mesmo artigo sem alterar o trabalho do outro e vários podem ajudar a traduzir a carta

    não se preocupem se esta melhor ou pior, se todos ajudar-mos fica pronto rápido.

  4. [...] Mobilizem-se para bloquear a “resposta gradual” do Sarkozy no Conselho Europeu! [...]

  5. João Matos | 23 Nov 2008 - 22:43 |

    a carta já foi traduzida. está em revisão e será posteriormente enviada para o site da campanha

  6. Programas Livres | PROGRAMAS LIVRES | 25 Nov 2008 - 15:45 |

    [...] notícias livres Etiquetas: carta, emenda 138, mep, tradução (sem votações) Depois do post publicado pelo Marcos Marado sobre a tentativa do Governo Francês bloquear a emenda 138, que tem o [...]

  7. [...] Identificando a hipocrisia das associações que combatem a Emenda 138 Publicado em Novembro 25, 2008 por ovigia Ainda há dias passei a informação,Sarkozy quer tirar-nos o acesso à rede Internet, sobre um texto do Marcos Marado, que ele apresentou no blog Programas Livres sobre a Emenda 138 feita ao Pacote Telecom na UE, o Mobilizem-se para bloquear a “resposta gradual” do Sarkozy no Conselho Europeu!. [...]

  8. [...] do post publicado pelo Marcos Marado no Programas Livres sobre a tentativa do Governo Francês bloquear a [...]

  9. [...] e não posso deixar de incitar outros a apoiá-la. Recomendo como introdução rápida a leitura do texto escrito pelo Marco, do qual tirei a citação [...]

  10. [...] Marcos Marado escreveu sobre [...]

  11. [...] o sucesso das redes P2P Publicado em Novembro 26, 2008 por ovigia Depois de ter escrito e lido sobre o ataque às nossas liberdades e privacidade que as diversas Associações de editoras bem [...]

  12. [...] Aviso já, este post serve pura e simplesmente de desabafo, e para os que realmente estão interessados em ler aconselho que tenham pelo menos 30 minutos livres. O que está aqui escrito é pouco, mas têm que ler o resto dos posts relacionados. Algo está seriamente muito mal. Como é que é possível estarem-se a discutir coisas desta magnitude hoje em dia (estou a falar disto: Movimento exige ao Governo medidas de combate à pirataria)? Podia estar para aqui a falar, mas não vou tirar créditos a quem já me tirou as palavras da boca. Basicamente querem ganhar autoridade para verem todas as vossas acções na Internet e se eles acharem que vocês são feios, acusam-vos de andarem a fazer “pirataria” (ainda se tem que clarificar o significado deste termo) e ao fim de três avisos cortam-vos o acesso à Internet (e não, não são os ISP’s os maus da fita). Dêem uma vista de olhos aos endereços que se seguem, vá e não pensem que lá pelo primeira hiperligação dizer Sarkozy que isto não tem nada a ver com Portugal. Mobilizem-se para bloquear a “resposta gradual” do Sarkozy no Conselho Europeu! [...]

  13. Adelino | 27 Nov 2008 - 9:08 |

    Sabem os endereços de correio electrónico para envio da carta? Obg.

  14. Joao Matos | 27 Nov 2008 - 9:55 |

    https://programaslivres.net/2008/11/25/emenda-138-traducao-do-template-para-envio-aos-meps-portugueses/

  15. [...] emenda 138, pela qual a comunidade do Programas Livres (que está de parabéns) tanto lutou para manter, foi retirada do texto. Isso significa que a [...]

Trackback |

Comentar