Apr 16 2007
GAMBAS - Programar como o Visual Basic de forma livre.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gambas torna mais fácil construir programas GUI Linux (a IDE Gambas é escrita no próprio Gambas) usando o kit de ferramentas Qt. Todavia, o ambiente de tempo de execução do Gambas é necessário para rodar executáveis. Há uma versão Windows do Gambas que roda sob o ambiente Cygwin. Aplicações gráficas não rodam sob a versão Windows.
Desenvolvido em Paris por Benoît Minisini desde 1999, Gambas é liberado sob a Licença Pública Geral GNU, a versão corrente em dezembro de 2006 é 1.0.17 . Gambas é incluso em várias distribuições Linux.
‘Gambas’ é um acrônimo para “Gambas Almost Means BASic” (Gambas Quase Significa Basic). A palavra da língua portuguesa e espanhola “gambá” teve relevância na escolha do nome pelo autor.
Com Gambas é possível facilmente:
Usar bases de dados como MySQL ou PostgreSQL.
Construir aplicações KDE com DCOP.
Traduzir programas Visual Basic para Gambas e rodá-las sob Linux.
Construir soluções de rede.
Encontrei um pequeno erro no artigo. “Gambas Almost Means BASic” deverá ser traduzido por Gambas QUASE significa Basic.
Em relação ao programa sinceramente não vejo grande utilidade para ele. Sendo eu um programador tanto em VB/VB.net como em Python, digo que a syntax de VB é horrível, no entanto faço coisas mais rápidamente do que em Python sobretudo devido ao Visual Studio. Esta é a grande vantagem do VB, o editor em que quase não se precisa de escrever nenhuma linha.
Para linux não compensa usar Visual Basic, pelo que recomendo Python ou Ruby ou outras do género. E há sempre o Glade/wxGlade para IDEs
Desculpa mas a lógica do teu comentário tem alguma falha, como tu bem referiste a maior vantagem do VB é grande integração entre o editor visual e o editor de código, essa mesma integração existe no Gambas pelo que o não percebo porque nâo vês nele a mesma vantagem de produtividade que vês no VB.
Alem de que para windows tambem podes programar em Python ou Ruby pelo que supostamente pela tua teoria será melhor do que VB/Gambas
Em windows, Python não é nativo, já em Linux e MacOS X é.
Na minha opinião o Gambas não é tão bom como o Visual Studio (poderá vir a ser, conforme o desenvolvimento) e de momento penso que não compensa usar o Gambas a um WXglade e um IDE qualquer para Python (por exemplo). E pelo que vi o código do Gambas não é portavel para windows, logo há menos portabilidade.
Foi neste sentido que fiz o meu comentário. É uma opinião, pelo que poderás ter outra diferente.
Bem, se utilizares wxPython ou Gtk é tão nativo quanto em Linux a nível de linguagem, quanto ao interface é o da respectiva biblioteca.
Eu não questionei uma opinião, questionei a argumentação 
Apesar de estar ainda muito longe da qualidade de um VS continua a apresentar as mesmas vantagens do VS versus as outras plataformas de desenvolvimento (que tambem tens em Windows).
Quanto ao factor portabilidade já concordo contigo
Não discutamos os sexos dos anjos.
De qualquer forma é mais uma opção de programação, o que é uma boa pois mostra que a nossa comunidade não está parada no tempo, porém na minha opinião….
Não percamos tempo correnda atráz da MicroSoft podemos fazer melhor do que ela tenho certesa.. e pelo qfue podemos observar ultimamente ela está correndo atraz de nos por isto aqui vai uma pergunta…..
Lider é aquele que corre atráz ou corre na frente??????
A discussão ná é sobre os sexos dos anjos, é sobre um assunto bastante pertinente e que faz parte do quotidiano das equipas de desenvolvimento, escolher a tecnologia e linguagem mais adequada á solução.
Espero que essa tua piadinha final não tente querer dizer que o Linux é líder em termos de desenvolvimento de aplicações a nível empresarial, porque se está, peço desculpa mas deve ser uma piada.
A MS não precisa de correr atrás de ninguém, não por uma questão de mérito mas sim por uma questão de monopólio.
O Linux sim precisa de correr, e felizmente é isso que está a fazer, não atrás de ninguém, mas a correr por si mesmo.
Olá a todos, sou DBA e estou querendo muito usar o gambas para projetos de banco de dados, porém de cara esbarrei em um problema que parece ser simples de resolver. Não consigo encontrar o controle TABLEVIEW e incluí-lo na barra de controles. Alguém poderia me ajudar?
Posso usar o GridView?
Desde já agradeço muito a antenção.
Olá a todos, estou tendo problemas com o Gamba. Instalei o mesmo no Kurumim 7.0. Fiz alguns programas e o testei com o Gambas. O programa funciona rum time, mas não consigo criar os pacotes de instalação. Quando utilizo a opção do menu para criar pacotes, sigo todos os passos mas na hora de criar o pacote dá um erro dizendo que o arquivo não foi encontrado na pasta home/kurumim/RPM/SOURCES/.
Nessa pasta, é criado um arquivo, mas os nomes aparecem truncados. Alguém teve um problema semelhante? Alguém pode me ajudar????
Olá pessoal, não quero aqui falar que o Gambas não é bom ou não é ruim, porque pouco sei sobre ele e estou achando que ele tem que evoluir um pouco para poder fazer parte dos grupo de outras linguagens consagradas. Assim gostarioa de que me desse alguma dica de qual linguagem poderia usar, não sei nada sobre phyton, glade ou gtk, só arranho mesmo no PHP, mas gostaria de criar aplicações não web. O que poderiam me recomendar?
Mais uma vez obrigado pessoal!
=)
gambas não é nenhuma linguagem é só um programa gráfico para programar o código é basic e a API é gtk em vez da API do windows…
eu recomendo C ( , #, …) e gtk ou qt
mas isto são opiniões…
Hello
Very interesting information! Thanks!
Bye
Sou usuario do Linux desde de 1998, e a grande dificudade do linux e uma interface de
desenvolvimento facil e rapida, embora outras linguagens presentes no linux, como perl
python, C, gtk e etc . O gambas oferece uma boa opção de desenvolvimento com rapidez e facil integração no ambiente linux. Guando decidi usar e aprender linux nunca
me preocupei se determinada linguaguem funcionava tambem nos produtos da Microsoft, eu estou preocupado em usar Linux, então na minha opinião , quanto mais facil e rapido um interpretador for capaz de construir uma aplicação, mais rapido o Linux
prosperara no mercado, eu detesto codigos complexo e dificil de entender, linguagens complexas e de dificil aprendizagem ja e coisa do passado, o Linux precisa apresentar as mesmas facilidades do windows, para que seu uso seja diario.
O Linux deve seguir seu caminho e trilhar os seus proprios objetivos.
Parabens para o Gambas, eu me lembro muito bem como o Linux era deficiente de ferramentas de configuração e interface de programação o KDE ERA HORRIVEL em 1998 guando conheci o Pinguin.
O unico problema deste tópico é o titulo..
GAMBAS - Programar em Visual Basic de forma livre.
GAMBAS NAO É VISUAL BASIC. E GAMBAS NÃO É DE FORMA LIVRE.
Gambas é software livre, mas não tem nada a ver com visua basic nesse sentido.
Nem com o sentido de liberdade que lhe estás a dar.
alterem o titulo faz favor
bom, de facto existem algumas inconsistencias neste artigo, mas não é tanto como estas a dizer, a não ser que sejas mais especifico.
Gambas é programar em Basic num IDE semelhante ao Visual Basic.
Boa tarde a todos !!
Será que o leitor Jony prestou a atenção devida no título do artigo ?
Estou vendo mtos comentários a respeito mas todos sem sentido…
Jony escreveu:
-O unico problema deste tópico é o titulo..
-GAMBAS - Programar em Visual Basic de forma livre.
O titulo do artigo NÃO É ESSE…
O título do artigo é :
“GAMBAS - Programar como o Visual Basic de forma livre.”
…existe um “como” no meio da frase… que significa parecido, igual, equivalente…
E outra coisa : td que possa vir a somar é bem vindo, e diga-se de passagem que a famigerada Microsoft cometeu erros e mais erros até chegar no que esta hj o seu xodó : “Visual Basic .Net” que até então mtos consideravam “brinquedo de criança”.
Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade…
o titulo foi alterado depois do comentário do jony