Aug 03 2008
eMule
P2P (Peer-to-Peer), esta arquitectura de rede, já muito deu que falar na televisão, na Internet, nos jornais… e sempre pelas piores razões: downloads ilegais. Em todo o mundo este tipo de redes são acusadas de irem contra os direitos de autores, mas isso são contas de outro rosário e para outras discussões.
Antes de apresentar o programa desta semana, gostaria de explicar de uma forma muito sucinta como funciona esta arquitectura de rede: consiste em ter vários computadores ligados entre si mas sem um papel específico, ou seja é uma topologia de redes em que qualquer computador pode ser ao mesmo tempo um servidor e um cliente.
É baseado nesta tecnologia que o eMule, programa de partilha de ficheiros, trabalha. Por ser um dos programas mais utilizados a nível mundial dentro da sua classe, decidi apresentá-lo esta semana.
Após a sua instalação, deparamo-nos com uma janela de configuração. Nela, temos a possibilidade de escolhermos o nome que queremos usar, se desejamos que ele arranque quando ligamos o computador, e mal se encontre a funcionar ligar de forma imediata a um servidor. De seguida, e sempre na mesma janela, definimos as portas a utilizar, e testamo-las (se quisermos ter a certeza que estão a funcionar correctamente). Para terminar a configuração devemos ainda seleccionar a prioridade dos downloads e uploads, escolher se pretendemos contornar as restrições do nosso ISP (Internet Service Provider), e definir que tipo de redes vamos desejar usar: ed2k (link usado junto com a rede eDonkey2000) e/ou Kad (rede de partilha de arquivos onde cada usuário é um “nó” na rede).
O último passo antes de começar a utilizar o eMule é assinalar no assistente o sistema operativo que utilizamos, o número de downloads em simultâneo e o nosso tipo de ligação. Tentei descrever estes passos o mais criteriosos possível, pois para usufruirmos deste programa na sua plenitude, deve estar bem configurado.
Com ele já em funcionamento, aparece-nos de imediato a lista de servidores, onde podemos geri-los da forma que acharmos mais conveniente, tendo na parte superior do programa acesso a todas as outras opções do programa:
- Kad (possibilita a utilização deste tipo de ligação)
- Transferências (visualização das nossas transferências e acções adjacentes)
- Pesquisa (onde procuramos os ficheiros que queremos, podendo filtrar a procura por servidor ou global, tipo ficheiro, tamanho, extensão, disponibilidade,…)
- Partilha (mostra os ficheiros que estamos a partilhar)
- Mensagens (troca de mensagens entre utilizadores)
- Canal de IRC
- Estatísticas
- Preferências (outro local para (re)configurar o programa)
- Ferramentas (utilitários para uma melhor experiência com o eMule)
- Ajuda
Relativamente à sua função principal, a partilha de ficheiros, além da possibilidade da utilização de dois tipos de ligação, o que permite um download mais rápido, tem acções bastante úteis na sua função. Estão entre eles alterar a prioridade de download do ficheiro, pausar, parar, continuar, cancelar, abrir, pré-visualizar (no caso de ser um ficheiro vídeo), mostrar detalhes, mostrar comentários feitos por outros utilizadores, limpar ficheiros concluídos…tudo isto com um simples clique no botão direito do rato durante o download.
Possui ainda um sistema de créditos e fila de espera, premiando os utilizadores que mais uploads fazem.
eMule encontra-se sob a licença Open-Source, e pode ser descarregado aqui, funcionando em ambiente Windows. Possui ainda uma versão portátil e está traduzido em 26 línguas diferentes entre as quais o PT-PT.
Gostei imenso deste programa. A configuração fácil, a possibilidade de efectuar um teste às portas que vai utilizar, a recuperação de ficheiros, o contorno à restrição por parte do ISP, a filtragem de pesquisas, a ausência de spyware e adware, tornam-no muito aconselhável para a partilha de ficheiros.
Como aspectos negativos, o facto de não assumir automaticamente as portas que vai usar, a demora a encerrar, e a “lentidão” no download de ficheiros, levando muitos utilizadores a preferir outros programas que utilizam outras tecnologias para o mesmo fim.
Até para a semana, abraço!
PROGRAMAS LIVRES » eMule…
Após a sua instalação, deparamo-nos com uma janela de configuração. Nela, temos a possibilidade de escolhermos o nome que queremos usar, se desejamos que ele arranque quando ligamos o computador, e mal se encontre a funcionar ligar de forma imedia…
e fixe