Sep 10 2008
HiVision - Um Portátil por 69 Euros?
O João Matos já anunciou este portátil, mas achei que este fenómeno merecia um pouco mais de desenvolvimento.
Muito se tem falado dos mini-portáteis de baixo custo - também conhecidos por netbooks. Mas afinal, será que um portátil de 300 ou 400 Euros poderá ser chamado de de baixo custo?
O preço inicial anunciado para o Eee PC (o modelo que deu inicio a este formato) era bastante inferior ao que se verificou na realidade. Falavam-se de preços na ordem dos $199 dólares, mas que rapidamente foram inflaccionados para os valores que vemos actualmente.
No entanto, há quem tenha tido a visão de produzir efectivamente um portátil de baixo custo: o fabricante chinês HiVision que consegue oferecer um modelo bastante interessante por uns míseros $98 USD, cerca de 69 Euros.
(Ok, mesmo que com a “roubalheira” do câmbio eles arredondem para cima e ficasse por 99 Euros, continuaria a ser interessante.)
Evidentemente que não o podem comparar directamente com os modelos que custam 4 ou 5 vezes mais, mas… por este preço e pelas funcionalidades que apresenta… não me digam que não pensariam duas vezes. (Aliás, acho que há “pseudo-portáteis” de brincar para crianças que custam mais que isto!)
É que, mesmo sendo barato, este HiVision oferece praticamente tudo o que podem encontrar em qualquer computador: WiFi, 3x USB, Ethernet, leitor de cartões SDHC, audio in/out, 1GB de Flash. A principal diferença está no processador utilizado; que em vez de ser um CPU famoso como o Atom da Intel, é um processador mais básico da MIPS.
No campo do software, não há diferenças a assinalar. O sistema operativo é Linux (um Embedded Linux) e permite usar voice-chat, skype, Firefox, e o popular Abiword para processamento de texto.
Sendo baseado em Linux, não é de estranhar que seja facilmente adaptável por utilizadores mais avançados, para que se adeque às suas necessidades.
Se estão interessados, vejam esta analise mais detalhada em vídeo:
![]() |
Carlos Martins escreve no PL todas as quartas um artigo sobre OpenHardware. Podem encontrar mais artigos como este no seu blog pessoal Aberto até de Madrugada. |
eu não pensava 2 vezes. comprava e punha-lhe um linux a minha maneira
Até eu, que ando para aqui indeciso há meses entre os vários modelos do Eee, Wind, Aspire One, etc. com um destes a 90 Euros já o tinha comprado e encerrado o assunto.
penso exactamente o mesmo, mas tou neste momento virado para o aspire one pelo preço
Finalmente o portátil de 100 dólares!
Mas não pelas mãos da OLPC.
olá eu gostava de ter um portatil em rosa tenho muita urgencia esse é a minha cara gostaria de fazer negoçio consigo.
Esqueceu-me de dizer que preciso de trabalhar com ele… por isso tambem a urgênçia.
Duvido que seja fácil encontrar isto nas lojas nacionais. Podes tentar procurar no Ebay…
Mas pessoalmente, penso que seria melhor hipótese considerares um Eee PC ou equivalente, que estivesse à venda oficialmente no território nacional.